Vemos três crianças na beira de um lago, de costas para a câmera. Entre duas meninas, um pequeno garoto se movimenta e sobe na mureta baixa do lago. Ele agora está na altura das meninas e na camisa dele está escrito 43 The King.
A série de fotografias de Ana Rodrigues, intitulada Haikai, é baseada no gênero de poesia de origem japonesa, que apresenta uma estrutura simples e concisa. Assim como na linguagem escrita que conta com três linhas, os Haikais de Ana são todos trípticos.
Flagrantes de pequenos gestos, as imagens mostradas nos levam a perceber que momentos ordinários quando retirados do fluxo do tempo podem se tornar extraordinários, sendo elevados à potência de acontecimentos. Entretanto, acontecimentos de tal sutileza que quase imperceptíveis para a maioria das pessoas. Ana olha atentamente para essas insignificâncias. Registra o detalhe, o silêncio, reduzindo a velocidade diante à correria cotidiana.
A série exposta apresenta contemplações poéticas imersas no dia-a-dia e aponta para a simplicidade e o humor delicado, tal como os poemas que privilegiam as não-ações.
Claudia Tavares
Comments
Post a Comment